Sabia que a girafa é o mamífero terrestre que tem o maior coração do mundo?
É por isso que ela é o símbolo da CNV (Comunicação Não-Violenta), pois além de ter esse coração gigante, com um pescoço tão alto, ela consegue enxergar além, tendo uma visão do todo. Outro personagem que é representado na CNV é o Chacal, que é o oposto da girafa. Além de ter um grito super alto e incômodo, ele é considerado um animal bem agressivo. Ambos animais ilustram comportamentos humanos.
Mas então é que é A CNV?
Como o próprio nome diz, é uma Comunicação Não-Violenta. Criada por Marshall Rosenberg (psicólogo, professor, pacificador e mediador de conflitos) a CNV é um estilo de vida, não propriamente uma técnica. No entanto, ela nos ensina que existem 4 elementos para praticarmos a Comunicação Não-Violenta.
Vamos praticar?
Uma mãe diz ao filho:
_ Poxa filho, você não fez os deveres de novo? É sempre assim. Deixa de ser preguiçoso!
Logo ele responde:
_ Ah mãe, não me enche. Eu aqui quieto no meu canto e você de novo com essa ladainha.
Esse diálogo é bem comum, e você pode imaginar como seria a continuação dessa conversa. Mas agora que entendemos a CNV, o que você observa nesse cenário? Quais são os sentimentos e as necessidades por detrás dessa conversa? Qual é o pedido de ambas as partes?
Entendendo que por trás de todo comportamento, existe uma necessidade não atendida, a abordagem da Mãe seria próximo a isso:
_ Filho, nos últimos 3 dias observei que você não fez os deveres. A mãe fica preocupada porque é muito importante para mim que você valorize os estudos. Você estaria disposto a combinarmos um horário para eu te ajudar com os deveres amanhã?
Agora que você aprendeu um pouco mais sobre a CNV, convidamos você a refletir e a analisar seus últimos diálogos e conflitos.
- Você OBSERVOU a si, e ao outro?
- Quais sentimentos existiram nessa relação?
- Quais foram as necessidades por trás desse conflito?
- E de que forma você fez ou deveria ter feito o pedido?
Por Ray Oliveira