Efeito Golem

Índice

É uma lenda feita de barro que ganhou vida através de magia. Foi criado com o propósito de proteger, mas devido a um descuido do seu criador, acabou se rebelando e matando várias pessoas. No hebraico moderno, o termo Golem tem o significado de algo tolo, estúpido e imbecil. Também pode significar “matéria-prima”. Na psicologia, o efeito Golem é justamente o contrário do Efeito Pigmaleão. Aqui, a profecia do autorrealizável se dá de maneira negativa.

É sobre o quanto as nossas expectativas e crenças negativas em relação ao outro, o afetam de maneira desfavorável.

Imaginemos a seguinte situação:

Uma mãe superprotetora que faz tudo pelo filho e, mesmo ele sendo uma criança mais velha, não deixa que ele faça tarefas simples – como vestir roupa, amarrar os sapatos e tomar banho sozinho -, por acreditar que a criança é totalmente dependente. A criança sente que realmente não consegue fazer nada sozinha, e por isso, constantemente, não tem atitude para agir e está sempre esperando que façam as coisas por ela. Esse comportamento da criança se repete na escola, com os professores, na casa dos avós e em todo o ciclo em que ela está inserida.

Logo, esse comportamento faz com que reforce na cabeça da mãe a ideia de que a criança é realmente limitada e não é capaz de ser independente, fazendo assim com que o ciclo nunca se quebre. Consegue pensar em algum outro cenário real em que você já vivenciou isso?

As expectativas da mãe sobre o filho afetam o comportamento dela em relação a ele;

Essas ações da mãe influenciam a maneira como o filho enxerga a si mesmo;

Essa autoimagem do filho impacta na sua própria performance;

As expectativas originais da mãe são, assim, confirmadas;

O círculo volta ao início, reforçando-o.

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o Efeito Golem, convidamos você a refletir e a analisar seus últimos comportamentos e relações.

Como a expectativa do outro afetou/afeta a sua vida?

Como a sua expectativa afetou/afeta a vida do outro?

Como a sua expectativa afeta a sua própria vida?

“O efeito de nossas expectativas e percepção da realidade na maneira como nos relacionamos com ela, pode criar um alinhamento entre o que se espera e o que se obtém.” Esse efeito tem a proposta não de isentar a pessoa da sua responsabilidade, mas sim, de deixar claro que o contexto faz toda a diferença.

Por Ray Oliveira

Autor(a)
Ray Oliveira

Gestora Executiva do Tio Flávio Cultural. Gestora de projetos, administradora e proprietária da Ray Brechó & Outlet. Voluntariado como estilo de vida, atuando em diversas frentes.

Amante de esportes, filosofias e de viver novas experiências.

Gostou? Compartilhe nosso conteúdo!
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Rolar para cima