Efeito Pigmaleão

Índice

Pigmaleão foi um rei escultor da mitologia grega, popularmente conhecido por esculpir a figura de uma mulher idealizada por ele. Ao se apaixonar pela sua escultura e, desejando a todo custo que ela fosse verdadeira, foi premiado pela deusa Vênus, que deu vida à sua obra.

Na psicologia, o Efeito Pigmaleão, também conhecido como profecia do autorrealizável, é o ato de, ao acreditar firmemente no potencial do outro e demonstrar essa crença, ter o poder de influenciar a realidade.

Aumentando a expectativa, aumenta-se o desempenho.

Mas como isso surgiu? Uma experimento realizado na década de 60 pelos psicólogos Robert Rosenthal e Lenore Jacobson, mostrou que os professores de uma escola primária foram convencidos de que 20% dos alunos de suas classes (escolhidos de forma aleatória) haviam tido uma ótima pontuação em um teste de QI, e que portanto, teriam ótimos resultados ao longo do ano.

No entanto, a afirmativa era falsa e todos os alunos tinham o mesmo nível. O curioso foi que os alunos ditos com mais alto QI, ao final do ano, tiveram de fato um melhor desempenho. A pesquisa revelou que cada professor, de forma consciente e inconsciente, encorajava mais os alunos que ele acreditava que tinham o QI mais alto do que os outros.

Ou seja, as crenças e expectativas dos professores, fez com que eles mudassem suas próprias atitudes em relação aos alunos. Com esses ditos 20%, eles eram mais encorajadores, receptivos e envolvidos. Concluiu-se então que quem cultiva boas expectativas sobre as pessoas, tende a obter o melhor delas. O contrário também é verdade (Efeito Golem).

Na sua vida, você já presenciou ou já fez parte de algum desses cenários?:

“Uma professora que acredita e credibiliza o aluno mais ‘bagunceiro’ da turma, e ele começa a se destacar positivamente em sala de aula.”

“Uma mãe que acredita no potencial do filho recém formado para conquistar o primeiro emprego, e ele consegue uma vaga.”

“Um recém líder de uma equipe de vendas desmotivada, que em pouco tempo começa a vender mais.”

São situações que acontecem o tempo todo.

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o Efeito Pigmaleão, convidamos você a refletir e a analisar seus últimos comportamentos e relações.

Como a expectativa do outro afetou/afeta a sua vida?

Como a sua expectativa afetou/afeta a vida do outro?

Como a sua expectativa afeta a sua própria vida?

“O efeito de nossas expectativas e percepção da realidade na maneira como nos relacionamos com ela, pode criar um alinhamento entre o que se espera e o que se obtém.” Esse efeito tem a proposta não de isentar a pessoa da sua responsabilidade, mas sim, de deixar claro que o contexto faz toda a diferença.

Por Ray Oliveira

Autor(a)
Gostou? Compartilhe nosso conteúdo!
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Rolar para cima