Conheça o nosso Movimento!

Somos uma rede voluntária de humanização, solidariedade e convivência.
Somos um movimento sem finalidade lucrativa, que não recebe nenhuma doação ou destinação financeira, mantendo-se com um modelo de gestão diferente: em vez de dinheiro, as pessoas doam seu tempo e habilidade. Nós não somos uma ONG, não temos vinculações partidárias nem religiosas.
Nascemos em 2010, por meio da oferta de palestras gratuitas, abertas à participação pública, abordando temas diversos e com o objetivo de democratizar o acesso a informações atualizadas.
O nome “Tio Flávio” foi usado para facilitar parcerias com universidades que pudessem ceder seus auditórios para os eventos, já que o Tio Flávio, criador do movimento, dava aulas em diversas faculdades da capital mineira.
O “Cultural” foi escolhido para indicar a mudança de cultura, de mentalidade, de perspectivas e o aprimoramento das pessoas.
A ideia inicial foi ampliada — e hoje, o Tio Flávio Cultural vai além das palestras gratuitas.

A Marca
A nossa nova marca visual foi criada pela premiada e competente equipe da agência Greco Design.
O termo “Cultural” entra como a base do movimento. Ele não remete a manifestações artísticas, mas significa a ampliação de perspectivas, pontos de vista, percepções e culturas. Usando uma cor mais viva e que remete à sobriedade, o quadrado da marca serve para nos aproximar, mostrar que estamos juntos nesse propósito de transformar vidas, e nos lembra que temos limites em nossa atuação e precisamos reconhecê-los.
O nome Flávio se desdobra em Tio Flávio e surge uma nova letra, com a dupla função de “l” e “t”. Isso traduz a nossa essência: ao mesmo tempo que o voluntariado impacta a vida das pessoas assistidas, provoca mudanças em nós mesmos. Assim, as duas letras juntas significam o duplo papel do voluntariado de doar e de receber.

Nossos Projetos

Seja um Voluntário
Atuamos com idosos institucionalizados, crianças em casas de acolhimento, pessoas em tratamento de doenças complexas, crianças e adultos com paralisia cerebral, população de rua em instituições de abrigamento, jovens aprendizes e adolescentes de escolas públicas, instituições sociais, pessoas em privação de liberdade, dentre outros. São mais de 30 grupos constituídos, permanentes, presenciais e virtuais.
A maioria dos nossos grupos não trabalha com o voluntariado pontual (em que a pessoa não tem o compromisso com a continuidade), pois queremos criar proximidade e conquistar a confiança das pessoas assistidas. Não queremos ser estranhos para elas.
Se o voluntariado cabe em sua vida, saiba mais na aba “Seja Voluntário”. =)